RSS

Risoto de frango com legumes

Minha mãe me ensinou que um bom risoto ser faz cozinhando o arroz com caldo de sopa. Mas como eu tava com pressa (e fome) só coloquei uma chaleira de água ferver e fiz desse jeito mesmo.

Ingredientes:
1 peito de frango congelado sem pele e sem osso
1/2 caldo de galinha
1 tomate
1 cebola
1/2 pimentão
1 1/2 xícara de arroz (o arroz branco fica mais grudadinho, dá mais 'cara de risoto' mesmo, do que o parbolizado)*
1 lata de milho
1 lata de ervilhas
1 caixa de creme de leite

*Existe o arroz arbóreo, que é o tipo de arroz específico para fazer um risoto, mas se você não quiser comprar, pode fazer com o branco mesmo que fica bem gostosinho também!

Modo de fazer:
Encha uma chaleira de água e deixe até que ela ferva. Desligue e reserve.
Pique o peito de frango em pedaços pequenos.

Dica: se o peito de frango estiver ainda um pouco congelado, é melhor para cortá-lo, pois ele fica mais firme.

Pique a cebola.





Espete o tomate com um garfo (tem que ficar bem firme) e leve-o próximo à chama do fogão. A pele dele vai começar a estourar e rachar. Assim, fica bem fácil tirar a casca do tomate para depois picá-lo e colocar ele junto no risoto.




Coloque o frango, a cebola, o tomate e o caldo de galinha esmagado, em uma panela com um pouco de azeite e frite até o frango começar a dourar. Acrescente sal e temperos ao seu gosto (orégano deixa um gostinho muito bom), junte o pimentão também picado e cozinhe mais um pouco. Refogue tudo legumes junto com a carne. Quando os legumes estiverem cozidos (a cor do pimentão fica mais clara e o tomate começa a se desmanchar).




Coloque uma xícara e meia de arroz e aos poucos, vá acrescentando água quente, sempre mexendo. Você vai ficar, pelo menos, meia hora mexendo o arroz e colocando pequenas doses de água.






Dica: lembre-se sempre de mexer bem no fundo da panela para que não grude.






Quando o arroz começar a ficar cremoso e você mexer no fundo da panela e perceber que não tem mais água do cozimento acumulada no fundo, é hora de desligar.


Abra a lata de milho e a de ervilhas, escorra a água das latinhas e acrescente ao risoto.Mexa mais um pouco com o fogo desligado para garantir que não grude (três minutinhos são suficientes).



Abra a caixa de creme de leite, escorra o soro (se tiver) e coloque o creme de leite na panela, mexa para misturar e sirva.

Pronto!

E tudo isso, sujando uma panela só!


Nos servimos duas vezes cada um e ainda sobrou um pouquinho para comer à noite.

Dica: para requentar, é só colocar no microondas e depois de quente, misturar mais um pouquinho de água quente ou uma ou duas colheres de sopa de creme de leite. À sua escolha para dar bem o ponto cremoso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: